Um programa que transforma vidas. Mais do que criar conexões e desenvolver habilidades, o intuito do programa Geração Caldeira é possibilitar a mudança de vida de jovens e, muitas vezes, de suas famílias e mudar sua realidade como um todo. Nesse contexto, a Latromi entra como parceira de empregabilidade do instituto capacitando os alunos através da nossa plataforma de desenvolvimento low-code e os encaminhando para o mercado de trabalho. 

Desenvolvimento low-code

Durante quatro dias de curso, apresentamos a abordagem low-code e como ela será importante no futuro do desenvovimento de aplicações, aprofundamos uma parte do conteúdo estudado pelos alunos no programa Geração Caldeira e tivemos a oportunidade de apresentar um pouco sobre a empresa e introduzir a plataforma de desenvolvimento low-code Latromi. Foram tardes cheias de aprendizado e “mão na massa”, em que os participantes puderam experimentar como a ferramenta funciona na prática, resolvendo problemas reais do instituto. 

Os sócios Daniel Giacomelli e Thiago Cascaes estiveram presentes ministrando as aulas e respondendo às perguntas da turma, além de estimular o pensamento lógico e criativo dos alunos. Contamos também com a participação de convidados que compartilharam suas experiências profissionais e pessoais com a Latromi.

A nossa desenvolvedora Alessandra Raupp contou sobre sua migração de carreira e como é atuar na tecnologia hoje em dia com o desenvolvimento low-code. Já o gerente de TI da nossa cliente Atrhol, Fábio Seiboth, dividiu sua experiência na profissão e com a plataforma da Latromi no dia a dia da empresa. 

Vivências que trazem clareza e oportunidades

Para o Analista de Projetos no Instituto Caldeira e Professor da Trilha de Programação, Jean Rodrigues Martins, as empresas têm um papel fundamental nesse tipo de projeto. “Cada empresa que trabalha conosco e investe, seja algum recurso, uma mentoria, acaba transformando significativamente a vida de alguém”, pondera Jean. 

“Um jovem muitas vezes entra no projeto com uma perspectiva totalmente diferente, até mesmo sem clareza e acaba tendo vivências com diversas pessoas, tendo acesso a empresas que por outros caminhos não teria esse contato mais direto. Tem uma galera aí que chega no projeto sem uma perspectiva muito clara de qual área seguir e no fim das contas sai empregado”, conta o analista.

O diretor de operações da Latromi, Thiago Cascaes, destaca o empenho dos alunos em busca de mais conhecimento. “Os alunos se mostraram muito empenhados, questionando, muito ávidos por informação. Foi muito satisfatório para nós poder contribuir um pouco na formação desse pessoal que aprendeu sobre a linguagem técnica mas também pode aprender um pouco de negócios usando a nossa plataforma low-code. Ver a evolução que eles tiveram ao longo desses quatro dias e ver a felicidade deles ao conseguir concluir o desafio de construir um sistema foi muito gratificante para nós”, expressa Cascaes.  

“Foi uma experiência muito boa poder contribuir um pouco na trajetória do pessoal da Geração Caldeira. A gente fica muito agradecido pela presença de todos, pela oportunidade e pelo espaço que o Caldeira nos cedeu para conseguirmos fazer esse curso. Esperamos poder repetir essa experiência novamente com novos alunos e seguirmos como parceiros de empregabilidade”, manifesta o diretor de tecnologia Daniel Giacomelli. 

Por fim, Jean espera que os alunos tenham uma trajetória repleta de oportunidades. “Eu acredito muito que tudo o que eles precisam é de oportunidade para poder mostrar o seu talento, para poder mostrar do que são capazes e para que consigam alcançar os seus objetivos, seus sonhos, e transformar sua própria vida e muitas vezes a vida da família também, todo o seu contexto social. Uma coisa que eu digo muito para a gurizada independentemente de onde que veio, da situação social, da cor da sua pele, da sua altura, não interessa, sabe? Tu és capaz de fazer o que tu quiseres, basta aproveitar as oportunidades e o nosso trabalho é tentar fazer o máximo para que essas oportunidades surjam”, conclui. 

Veja no vídeo do Instagram o que alguns dos alunos certificados falaram sobre o curso:

× Como posso te ajudar?